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LIMITES AO LÉU
POESIA:
"words set to music" (Dante
via Pound), "uma viagem ao
desconhecido" (Maiakovski), "cernes e
medulas" (Ezra Pound), "a fala do
infalável" (Gothe), "linguagem
voltada para a sua propria
materialidade" (Jakobson),
"permanente hesitação entre som
e sentido" (Paul Valery), "fundação do
ser mediante a palavra" (Heidegger),
"a religião original da humanidade"
(Novalis), "as melhores palavras na
melhor ordem" (Coleridge), "emoção
relembrada na tranquilidade"
(Wordsworth), "ciência e paixão"
(Alfred de Vigny), "se faz com
palavras, não com ideias"
(Ricardo Reis/Fernando Pessoa), "um
fingimento deveras" (Fernando
Pessoa), "criticism of life" (Mattew
Arnold), "palavra-coisa" (Sartre),
"linguagem em estado de pureza
selvagem" (Octávio Paz), "poetry is to
inspire" (Bob Dylan), "design de
linguagem" (Decio Pignatari), "lo
imposible hecho posible" (Garcia
Lorca), "aquilo que se perde na
tradução" (Robert Frost), "a liberdade
da minha linguagem" (Paulo
Leminski)...
POESIA:
"words set to music" (Dante
via Pound), "uma viagem ao
desconhecido" (Maiakovski), "cernes e
medulas" (Ezra Pound), "a fala do
infalável" (Gothe), "linguagem
voltada para a sua propria
materialidade" (Jakobson),
"permanente hesitação entre som
e sentido" (Paul Valery), "fundação do
ser mediante a palavra" (Heidegger),
"a religião original da humanidade"
(Novalis), "as melhores palavras na
melhor ordem" (Coleridge), "emoção
relembrada na tranquilidade"
(Wordsworth), "ciência e paixão"
(Alfred de Vigny), "se faz com
palavras, não com ideias"
(Ricardo Reis/Fernando Pessoa), "um
fingimento deveras" (Fernando
Pessoa), "criticism of life" (Mattew
Arnold), "palavra-coisa" (Sartre),
"linguagem em estado de pureza
selvagem" (Octávio Paz), "poetry is to
inspire" (Bob Dylan), "design de
linguagem" (Decio Pignatari), "lo
imposible hecho posible" (Garcia
Lorca), "aquilo que se perde na
tradução" (Robert Frost), "a liberdade
da minha linguagem" (Paulo
Leminski)...
[Paulo Leminski, in "Distraídos venceremos..."
a mim não me aquece nem me arrefece o sonho
recuso embalsamar-me lá dentro. há circos de palavras, sinto-os. há palhaços que me assustam nas palavras. luzes brancas excessivas.às vezes, a linguagem poética, entre outras coisas, é uma masturbação?
sei que nem sempre, mas assim me parece demasiadas vezes:
preciso reflectir estas coisas - nada contra a masturbação, mas não basta:
por vezes a palavra induz actos, propõe-se acto, pisca os olhos, ilude. insinua. avança: esperança.
preciso de dormir não só, mas também, sobre isso: sobre os caminhos que aponta e traça na vida real.
sei que nem sempre, mas assim me parece demasiadas vezes:
preciso reflectir estas coisas - nada contra a masturbação, mas não basta:
por vezes a palavra induz actos, propõe-se acto, pisca os olhos, ilude. insinua. avança: esperança.
preciso de dormir não só, mas também, sobre isso: sobre os caminhos que aponta e traça na vida real.
paragrafar. descansar. re intuir. re flectir. criar mais oco ainda. re morrer?
enquanto não estou, deixo música e
abraços espalhados no vosso corpo ( do mais denso ao mais subtil.
esta música é telúrica, é forte, embalática nostálgica e é toda verdade pra mim.
[ o vídeo de vera, quase ilustra a dúvida daqui das palavras.
enquanto não estou, deixo música e
abraços espalhados no vosso corpo ( do mais denso ao mais subtil.
esta música é telúrica, é forte, embalática nostálgica e é toda verdade pra mim.
[ o vídeo de vera, quase ilustra a dúvida daqui das palavras.
obrigada pela vossa presença e amor
-nunca demais dito :)
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http://www.youtube.com/watch?v=79QVepeBrWA - maria tanese
http://www.youtube.com/watch?v=wsMi-hM1Yfo - veramantero
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